Por meio da filosofia Budô, termo que se refere às artes marciais e tem origem na tradição antiga do Bushidô - ou ‘o caminho do guerreiro’ -, serão apresentadas as histórias e curiosidades desses seis esportes, ressaltando características comuns a todas, como a disciplina e o crescimento pessoal e espiritual. Para complementar a experiência, a exposição promoverá, em parceria com suas respectivas entidades esportivas, diversas palestras e uma intensa programação com 52 clínicas esportivas que introduzirá cada uma das seis artes, além de apresentar as técnicas básicas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKpe-Aj3_XJn2UQih_noBNZij5fFuSD-A2OXHYm7rowGIiU6JL0fNp7i2HGm_YvxN2tWNrhELbpbJeLzmVY39ailDq-LiBkkuPaYthLTSqdRoL51bH379NsbKOZPZJDcBPq_Rzid897RD2/s640/000030547.jpg)
Mais que um esporte, os praticantes das artes marciais baseadas no Budô possuem seu próprio estilo de vida baseado na disciplina e no esforço para unificar a mente e o corpo.
"Os preceitos filosóficos e morais, os modos de conduta dos praticantes do Budô, são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. É um tema primordial para transmitir um pouco do espírito japonês e, dentro da perspectiva dos próximos grandes eventos esportivos mundiais, iniciamos com DŌ – a caminho da virtude uma série de apresentações para apresentar essas práticas." afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP.
O espaço abriga ainda um tatame para clínicas e demonstrações voltadas à participação do público que terá contato direto com as com técnicas e filosofias.
A programação das clínicas conta com a coordenação do judoca Daniel Hernandes, medalhista de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, em 2003; e colaboração da Academia Central - União Sulamericana de Aikido; Aikido Kawai; Associação Pesquisa de Aikido; Confederação Brasileira de Kendô; Confederação Brasileira de Sumô; Federação Paulista de Judô; Federação Paulista de Karate; Brasil Kyudo Kai; Instituto Kodokan do Brasil e apoio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
--
DŌ: a caminho da virtude
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
De 21 de agosto a 16 de setembro
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Segundas-feiras*: FECHADO
Entrada gratuita
*A JAPAN HOUSE São Paulo permanece fechada em todas as segundas-feiras, sem caráter de exceção, inclusive aos feriados.
Japan House São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário